GERAÇÃO DE ENERGIA
NOTÍCIAS NOTÍCIAS CONCLUSÃO DA OBRA No mês de março de 2024 foi finalizado a obra da CGH do Lontra.
ENCHIMENTO DO RESERVATÓRIO No dia 20 de julho de 2022, aconteceu no Rio Lontra, o enchimento do reservatório da CGH do Lontra, localizada em Salto do Lontra – Paraná. Com o propósito de fechamento do desvio do rio, as 09h15min foi lançado o primeiro pré-moldado, fazendo com que o lago aumentasse seu nível gradativamente em torno de 50cm, por volta de 10h22min obtivemos êxito na colocação do segundo pré-moldado, fazendo com que o lago continuasse aumentando gradativamente, às 10h53min foi lançado o último pré-moldado de fechamento do desvio do rio. Por volta das 11h05min, o nível do reservatório chegou a vazão remanescente, as 15h10min atingiu o NA máximo EL 371,78 começando a verter pelo barramento.
ENSECADEIRA DE DESVIO DO RIO DO BARRAMENTO No dia 19 de maio iniciou a construção da ensecadeira de enrocamento para construção do barramento, sua conclusão foi dia 21 de maio de 2021. O método construtivo ensecadeira de enrocamento está descrito abaixo: Para vencer os volumes de água, no desvio do rio, geralmente se utiliza-se as ensecadeiras com enrocamento, no caso específico da USINA HIDRELETRICA LONTRA, foi utilizada essa metodologia. Basicamente neste tipo de ensecadeira é feito a colocação de solo e rochas, que devem ser resistentes a intempéries, para isso são usados caminhões basculantes e escavadeiras para o lançamento do material. O cálculo do volume do material a ser utilizado na ensecadeira é feito levando em conta as perdas do material. O lançamento e a colocação do material são feitos por camadas de aproximadamente 30cm executados pelo Trator de Esteira, depois disso todas as camadas são compactadas com rolo compressor a fim de garantir a estanqueidade da ensecadeira. A ensecadeira feita no barramento da Usina Hidrelétrica Lontra, tem aproximadamente 15m de comprimento e 2,5m de altura, fazendo com que a vazão da água seja desviada para construção de parte do barramento.
Ensecadeiras de desvio do Rio No mês de Março, iniciou a construção da ensecadeira de desvio do rio para poder iniciar a escavação em argila e rocha da casa de força e início da estruturas de concreto.
ESCAVAÇÃO DO CANAL ADUTOR No mês de fevereiro iniciou-se a abertura e escavação do canal adutor da CGH, que terá 800 metros de extensão. O canal adutor é responsável por conduzir a água do reservatório até a câmara de carga.
SUPRESSÃO DA VEGETAÇÃO No mês de novembro foi realizada a supressão da vegetação da CGH do Lontra, Autorização Florestal n° 39951.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
©CGH LONTRA 2021
DESENVOLVIDO POR PIXELS.